sexta-feira, 6 de maio de 2011

ENERGIAS LIMPAS

BRASIL: FEITO PARA AS ENERGIAS LIMPAS.

Você já parou para pensar o quanto o Brasil é privilegiado na questão de recursos naturais? Temos ventos, água doce em quantidade, energia solar o ano todo!  E de quebra, muita cana-de-açúcar plantada para gerar o etanol.
Será que com todo esse patrimônio natural se faz necessário o investimento em energia nuclear? Vale a pena o risco de termos isso perto de nós, com todo o seu resíduo tóxico e mortal? Sem falar nos sinistros...

Vamos nos focar e falar de energia limpa!!!
Vamos falar de energia eólica. Você já viu de pertinho?
                                                                 

Bacana, hein?

A energia eólica começou a receber atenção diferenciada no Brasil em 2009, em um movimento para diversificar a sua matriz energética.  

Por isso vejamos algumas informações úteis sobre essa fonte de energia fantástica que temos no Brasil: A energia eólica tinha uma capacidade instalada de 602 MW no final de 2009, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 300 mil residências. Os 36 parques e fazendas eólicos do país, em 2009, estavam localizados no Nordeste (5 estados), Sul (3 estados) e Sudeste (1 estado).


A energia eólica no Brasil possui atividade mais intensa entre Julho e Dezembro, que é justamente o período com menos chuvas, fazendo com que o vento seja uma opção melhor que hidrelétricas, que sofrem com o índice pluviométrico.

Em 2009, 10 projetos estavam em construção, com uma capacidade de 256 MW, e em 2010, 45 iniciaram sua construção para gerar 2.139 MW, em vários estados. 


Segundo o Global Wind Energy Council (GWEC) a energia eólica teve a maior taxa de expansão de todas as fontes renováveis com um crescimento médio de 27% por ano desde 1990. Estudos ainda comprovam a alta rentabilidade de investir nessas energias, incluindo a alta demanda de empregos diretos.

Por isso, investindo nessas fontes é que é possível contribuir positivamente para o clima do planeta, aproveitando o período de chuvas para investir nas hidrelétricas e os períodos de seca para a energia eólica.

O Planeta precisa de energias limpas e de.atitudes e investimentos que reúnam recursos, idéias e consciência sustentável.  

É importante focar nisso e não derivar para aquilo que não é concebível para um país tão privilegiado como o nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário