terça-feira, 24 de maio de 2011

Primeira Escola Sustentável do Brasil

Como todos sabem, as crianças são o futuro da humanidade e para a humanidade ter um futuro devemos ensiná-las valores que agreguem conhecimento e ação: a sustentabilidade. E para isso nada melhor que imergir as crianças nesse universo, no local onde passam a maior parte de seu tempo, no colégio.
Com esse intuito o Governo do Rio de Janeiro inaugurou o primeiro colégio sustentável do País, situado em Santa Cruz, zona oeste da cidade. O Colégio Estadual Erich Walter Heine tem instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de 50% da água potável. As lâmpadas LED em todo o edifício reduzem em até 80% o consumo de energia. Veja só a maquete do colégio:

Todos os detalhes da arquitetura têm um propósito sustentável: o formato cata-vento da construção e o telhado verde reduzem a temperatura, que no verão ultrapassa os 40 graus Celsius. A escola está entre as 121 instituições no mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental).

A iniciativa faz parte de um convênio entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento de R$ 11 milhões foi arcado integralmente pela siderúrgica, a maior da América Latina.
Uma iniciativa a ser multiplicada, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário