quarta-feira, 18 de maio de 2011

Moda Sustentável

De olho na degradação ambiental. A indústria da moda emprega milhões de pessoas e movimenta muito a economia global. No entanto, a produção de certos tipos de tecidos, principalmente o jeans e o couro, agridem consideravelmente o meio ambiente. 

Vejam só esses dados do FashioNYC:

1-    A produção de couro para roupas, bolsas e sapatos está entre as que mais poluem o meio ambiente. Isso porque, para amaciar o couro, são usadas toneladas e mais toneladas de sal, entre outros produtos. Esse sal é dissolvido em água, que vai parar no solo. Anos e anos de produção provocam o acúmulo de água salgada em regiões onde o sal não é parte do ecossistema e essa variação pode extinguir muitas espécies e microrganismos importantes para a funcionalidade do bioma.

2-    Cerca de 8 mil tipos de produtos químicos são usados para transformar matéria-prima bruta em tecidos. Muitos desses produtos provocam danos irreversíveis na humanidade e no meio ambiente.

3-    Mais de 11 milhões de toneladas de poliéster (isso mesmo, dá 11 bilhões de quilos) são fabricados por ano. O processo de produção deste tecido demanda um consumo de água muito pequeno, mas, por outro lado, exige uma grande quantidade de energia. As fibras do poliester não são biodegradáveis, mas ele é reciclável.

4-    O simples uso de uma camiseta básica pode despejar na atmosfera 4 kg de dióxido de carbono durante toda a vida útil da roupa. Isso acontece se ela for sempre lavada e secada em secadora a uma temperatura de 60º C, e passada a ferro. No Brasil, não temos muito o hábito de usar secadora, mas essa maquininha destruidora de roupas é hábito em vários países, inclusive os EUA.


Mas nem só de problemas viemos tratar. 
Existem saídas para mantermos a moda saudável e ainda proteger seu glamour: quase 100% dos tecidos existentes são recicláveis e a indústria que faz essa reciclagem é capaz de reaproveitar mais de 90% das roupas descartadas. Isso é feito sem gerar subprodutos nocivos ao meio ambiente!
E somando existe uma técnica chamada Upcycling (valorização do ciclo), que defende a reutilização de materiais que já estão no final de sua vida útil, como é o caso das garrafas PET, que estão sendo reaproveitadas na confecção de tecidos para fabricação de camisetas, camisas e ternos, o Eco-tux, por exemplo.

SPFW-Alexandre-Herchcovitch-Verao

Nenhum comentário:

Postar um comentário