Pode até parecer um assunto meio batido, até um clichê ultimamente, mas é importante sempre ressaltar a importância da reciclagem para o Planeta, para a economia e para a sociedade. O movimento da coleta seletiva emprega milhões de pessoas no Brasil, de maneira formal e informal.
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, o vidro, o alumínio, o papel e o plástico são muito bem reaproveitados. Esta reciclagem contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias, graças às cooperativas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário