sexta-feira, 17 de junho de 2011

Somos 7 Bilhões de Habitantes! Uma receita de sobrevivência.

Sabem quanto tempo vai demorar para atingirmos 9 bilhões? De acordo com a National Geographic apenas mais 35 anos!!!


E agora a pergunta que não quer calar: como gerenciar mais consumo do tipo mais vestuário, mais alimentos, mais cidades, mais transportes, mais espaço, mais energia, mais água, mais emprego, mais mais mais...??? E olha que são questionamentos bem simplistas, bem próximos ao nosso dia-a-dia, nada complexo..porque os complexos...o problema é amplificado!



No passado, uma peste, guerras, confrontos, a própria medicina ainda a ser desenvolvida, assim como a inexistência dos medicamentos, todo esse conjunto de fatores e outros mais contribuiram para o controle populacional, pois a expectativa de vida era baixa. 

Graças aos avanços tecnológicos em diversas áreas tudo isso ficou no passado para jamais voltar. E o ser humano vive mais. Procria mais. Busca mais conforto. Desmata. Polui. Procria. Come mais coisas exóticas e mata para diversificar o cardápio. E procria. E se medica com inovações tecnológicas de ponta. Que bom. Que perfeito. Que longevidade. E procria. Que praga se tornou o homem!

O Planeta, como um ser vivo, procura sempre se adaptar. Quando isso não é mais possível acontece o que estamos vendo hoje, e não há como não notar. Veja a sazonalidade, se é que sobrou alguma nos trópicos; vejam nossa fauna, animais belíssimos que existem somente em fotos e livros didáticos; quantos horizontes desmatados, que antes eram recantos naturais com espécies nativas, endêmicas, pilares de uma teia ecológica específica e hoje as lacunas na biodiversidade são cada vez maiores.



O que podemos fazer??? Há tempo hábil para se evitar um hecatombe sem precedentes? O que está ao nosso alcance para convivermos em 7 bilhões de habitantes num lugar chamado Terra??  

Sabemos o que vai ajudar: dependermos menos, sim, e cada vez menos, dos recursos naturais não renováveis (água, petróleo, gás). Lidarmos melhor com nossos consumos, reduzindo-os, reutilizando-os, reciclando-os!!!  Utilizarmos os recursos de modo sustentável fará a diferença, aliás, fará toda a diferença e tem de ser "pra ontem"... tem de ser pra agora, mais do que nunca.
É a nossa chance de sobrevivência. Vamos arregaçar a mangas e fazer por merecer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário