terça-feira, 21 de junho de 2011

Como evitar um dos maiores desastres e salvar a Biodiversidade

A Vida começou há aproximadamente 4,57 bilhões de anos, quase o mesmo que o próprio planeta Terra.

Imaginem agora todas as transformações que atingiram a superfície terrestre: as maravilhosas formações rochosas, as praias divinamente desenhadas, horizontes imensos, paraísos naturais, recantos e vales. Muito do que se vê é obra das ondas, que com teimosia não param nunca, e constantemente se debatem contra as rochas, como verdadeiras artistas esculpindo suas obras de arte.



Além disso, o mar é o berço da vida como a conhecemos e por bilhões de anos os oceanos sofreram 5 grandes extinções em massa, envolvendo diversas espécies. Infelizmente o homem está causando a sexta, em uma escala e velocidade sem precedentes.
Um estudo divulgado no dia 20 de maio, pelo Ipso - Programa Internacional Sobre o Estado dos Oceanos, revelou que a atual condição dos mares de todo o mundo sinaliza para o risco da sexta extinção em massa da história dos oceanos (momento caracterizado pelo desaparecimento de mais de 50% das espécies marinhas). A quantidade de carbono absorvido hoje pelos oceanos, por exemplo, já supera os níveis de absorção na época em que ocorreu a última extinção significativa das espécies marinhas, há 55 milhões de anos.



A sexta extinção em massa ainda pode ser evitada, desde que medidas de prevenção sejam tomadas imediatamente. Entre as ações citadas no estudo estão:
- A suspensão das práticas predatórias, sobretudo em alto mar;
- O mapeamento e redução significativa do lançamento de poluentes nos oceanos, como plásticos, fertilizantes agrícolas e detritos humanos;
- A diminuição da emissão de gás carbônico, já que os mares funcionam como uma esponja, que absorve mais de um quarto de todo o CO2 lançado na atmosfera.

O modo como tratamos nossos mares e oceanos pode estar matando mais espécies do que eras e eras de história fizeram.
É preciso aprender a sermos habitantes e não parasitas. É hora do ser humano amar e respeitar os mares e oceanos como eles merecem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário