quinta-feira, 30 de junho de 2011

Afinal o que se recicla?



Quando caminhamos com nosso lixinho em mãos nos deparamos com os coletores seletivos. Daí, estamos nós segurando uma peça de isopor, e pensamos: humm.. isso é reciclável?? Em qual lixo eu coloco??? 

Essa dúvida é muitíssimo comum. Resolvemos aqui relacionar alguns itens recicláveis para ajudar na hora de depositarmos nosso lixo de cada dia.
Recicláveis:
- Latas: latas de todos os tipos de alumínio ou ferro, por exemplo: latas de cerveja, latinhas de alimento conservado, como ervilha, seleta, leite condensado, creme de leite, e por aí vai. Essas latas que a gente usa no dia a dia. E junto com elas qualquer tipo de material, como o ferro;
- Papel: Quase todo tipo de papel pode ser reciclado, com exceções que são listadas abaixo. Note o quanto é importante a reciclagem do papel que vem da madeira, mesmo essa certificada e de reflorestamento, que certamente ocupou o lugar de vegetação nativa, excluindo a fauna local que dependia daquela vegetação... tá ligado? 
- Baterias e Pilhas: devem ser recicladas, sim, mas é uma dúvida muito grande onde por esse material. Até porque são altamente poluentes e os postos de recolhimento são muito escassos. Existem alguns pontos de recolhimento: alguns fabricantes, na assistência técnica, e alguns shoppings centers têm lixeiras apropriadas. O problema é achar esses lugares. 
- Plástico: todos! 
- Vidro: todos!
Agora vamos ao lixo que ainda não é reciclado:

Papel: carbono, papel toalha, bobinas de fax, papel higiênico e papéis adesivos;
Metal: clipes, grampos, esponjas de aço, latas de combustível, tinta ou veneno, pilhas ou baterias.
Plástico: cabos de panela, material acrílico e espuma não são reutilizáveis.
Vidro: espelhos, lâmpadas, porcelanas, cristais, cerâmica e ampolas de medicamentos não são consideráveis reciclados.
Como você observa, ainda temos muito trabalho pela frente, para conseguirmos reciclar tudo. Mas vamos fazer um pouco por vez e reciclarmos o que já está disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário