quinta-feira, 1 de março de 2012

Tecnologias Ambientais para construção de Casas ecologicamente corretas


Para quem está construindo sua casa, não há momento melhor para torná-la sustentável, pois poderá escolher todos os materiais que serão utilizados. Para isso é importante conhecer as tecnologias ambientais que estão surgindo, e dessa forma poder utilizá-las nas obras, são elas:

  • Telhado Verde: Ter um jardim no telhado mostrou-se um ótimo investimento, é a melhor tendência para a colaboração mundial no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, chamado revestimento vivo. Diversas empresas trabalham com essa tecnologia no Brasil e no mundo.Vantagens: Alta performance termo-acústica, redução do efeito “ilha de calor”, melhora da qualidade do ar, seqüestro de carbono e filtragem da água da chuva.


  • Madeira Plastica: Opção sustentável para quem precisa trabalhar a madeira em áreas externas, resistente a pragas, umidade, calor extremo, e é fabricada com diversos tipos de plásticos reciclados e resíduos vegetais da agroindústria. Atualmente há diversas empresas no ramo que comercializam a madeira plástica, basta entrar em contato com a mais próxima da sua obra.

  • Pisos e Revestimentos feitos de fibras vegetais com resina natural: Fácil de instalar em ambientes internos, visualmente modernos e sofisticados, tecnologia 100% limpa, sem resíduos, diversas cores e texturas para todos os ambientes. Atualmente no Brasil a empresa Espirall é a única que comercializa esse tipo de material, caso haja interesse conheça o site ou navegue pelo Blog! Vantagens: Alta performance termo-acústica, resistente a pragas, umidade moderada, calor moderado, resistência a abrasão e anti-chamas.

  • Tinta Mineral Natural: A tinta é feita a base de terra e emulsão aquosa. Pode ser utilizada na texturização de paredes, tinturas e até mesmo na arte. Todas as cores em pigmentos naturais.


  • ETE Tratamento Biológico de Esgoto: Trata o esgoto no local onde é gerado e o transforma em água tratada e desinfetada que pode ser devolvida sem risco ao meio ambiente ou ainda reaproveitada, fazendo com que a água potável seja reservada para outros fins. Do Modelo Family ao Tower tratam de 1.600L a 400.000L por dia de esgoto doméstico, isso significa aproximadamente de 10 a 2.500 moradores fixos, ou de 10 a 8000 funcionários. (fonte ecocasa)

Vale a pena lembrar que o alicerce fundamental para uma construção sustentável é a consciência de cada proprietário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário