quinta-feira, 8 de setembro de 2011

NACIONALISMO E PATRIOTISMO




Nacionalismo e Patriotismo,
São a mesma coisa?
Pense um pouquinho. Vou atuar com nacionalismo ou patriotismo?

A Espirall refletiu sobre isso nesse 7 de setembro.

Somos uma empresa totalmente brasileira e nossa missão principal é o desenvolvimento sustentável. E a sustentabilidade traz em seu conceito o respeito ao ambiente, aos recursos, à economia com olhos nas gerações futuras, de modo que os que virão encontrarão meios para ter uma vida com qualidade. E todo esse compromisso sugere vida em uma sociedade justa, pacífica, detentora de poderes e meios democráticos voltados para o bem do coletivo e “felicidade geral da nação”.

Então somos patriotas ou nacionalistas ou ambos?

As definições de nacionalismo e patriotismo, principalmente a primeira, são bastante complexas e contextualizadas em períodos históricos-políticos vigentes.
Simplificando, o patriotismo é considerado mais uma manifestação de amor aos símbolos do Estado, como o Hino, a Bandeira, suas instituições ou representantes. Já o nacionalismo apresenta uma definição política mais abrangente. Por exemplo: da defesa dos interesses da nação antes de quaisquer outros e, sobretudo da sua preservação enquanto entidade, nos campos lingüístico, cultural, etc.. contra processos de destruição identitária ou transformação.
O nacionalismo pode ser considerado como doutrina ou filosofia política que prega valores tais como: bem estar social, e que o individuo deve guardar lealdade e devoção à nação. Assim, o Estado nacional é entendido como um conjunto de pessoas unidas num mesmo território por interesses comuns e o nacionalismo como um movimento político que visa uma organização social que se fundamenta na coesão social, a identidade coletiva e a cultura das nações.






Ora, se buscamos incansavelmente a conservação do nosso país e de seus recursos naturais, se atuamos na área da educação e preservação da cultura regional, da identidade de nosso povo e lutamos a favor de uma política limpa e justa, repudiando todas as formas de corrupção, descaso e desrespeito pelo país, somos, sim, NACIONALISTAS e igualmente sentimos forte emoção pelo nosso Hino e nosso símbolo a Bandeira. Somos também PATRIOTAS.





Nenhum comentário:

Postar um comentário