sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia Mundial da Fotografia!

Hoje é o dia mundial da fotografia.





Quem inventou esse delicioso passatempo, que tornou-se arte, cultura e de utilidade pública?


Bom, a história é longa. Envolve astrônomos, físicos e muitos inventores, pesquisadores, passando por Leonardo da Vinci (1452-1519).



Em 1816, o francês Joseph Nicéphore Niépce (1765-1833) dava os primeiros passos no caminho do registro de imagens por meio de câmera obscura. 


No retorno da viagem à Inglaterra, Niépce conhece em Paris o pintor Louis Jacques Mandé Daguerre (1787-1851), que trabalhava em um projeto semelhante ao seu e acabou por associar-se a ele.


No Brasil, Antoine Hercule Romuald Florence (1804-1879), um francês radicado na Vila de São Carlos, pesquisou, entre 1832 e 1839, uma forma econômica de impressão, sensibilizada pela luz do sol e sais de prata, método parecido com os que Niépce, Daguerre e Talbot utilizaram na Europa. Ele chegou próximo a uma descoberta batizada de "photographie", seis anos antes que seu compatriota Daguerre em Paris.














No século XX, a fotografia passou a ser utilizada em grande escala pela imprensa mundial, em amplas reportagens fotográficas, fazendo aumentar naturalmente a exigência de profissionais que trabalhavam com fotojornalismo.




Para saber tudo e mais um pouco, uma série de atividades, quase todas gratuitas e abertas ao público, marca hoje (19), no Rio, 
o Dia Mundial da Fotografia.
 A programação, que abrange mostras, projeções audiovisuais e debates, será realizada no Ateliê da Imagem, espaço cultural localizado no bairro da Urca, 
na zona sul da cidade, 
e dedicado ao ensino e ao fomento da fotografia como arte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário