quinta-feira, 19 de abril de 2012

22 de Abril: Dia Internacional do Planeta Terra


Sem dúvida alguma um dos dias do ano que mais merece nossa comemoração é 22 de Abril e muitas pessoas não sabem o por quê. Pois bem, esse é o Dia Internacional do Planeta Terra, o berço da Vida!!


O Dia da Terra é uma data comemorada em muitos países do mundo. Foi criada nos Estados Unidos da América por Gaylord Nelson, senador e ativista ambiental. 


Além de criar a data, Gaylord lutou também pela divulgação dos objetivos e de abrir discussões em todo o mundo sobre a importância da preservação dos recursos naturais e estimular a consciência mundial sobre os problemas da contaminação, destruição da biodiversidade, uso não sustentável dos recursos naturais, desmatamentos e outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta.

A primeira manifestação aconteceu nos Estados Unidos em 22 de abril de 1970. Participaram milhares de pessoas, principalmente estudantes de universidades e escolas. A pressão sobre o governo norte-americano foi tão grande que acabaram criando a Agência de Proteção Ambiental.

O Dia da Terra é uma data comemorativa que não é controlada por uma entidade em especial, ela pertence a humanidade e, por isso, pode ser comemorada livremente no mundo todo, adequando-se a realidade de cada região!!

Por isso, vamos comemorar esse dia de um jeitinho bem brasileiro, valorizando nossos recursos naturais que são verdadeiramente únicos no mundo todo. Não vamos jogar lixo nas praias, cachoeiras e rios, não vamos provocar incêndios jogando cigarros em áreas verdes, soltando balões e o mais importante, aproveitando o dia para aprender a viver sustentável! 


Esse é o melhor presente que podemos dar ao Planeta, e como todo organismo vivo, ele saberá retribuir cada gesto da humanidade para com ele!! Fica a dica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário