quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma Homenagem Sustentável a Cidade de São Paulo


Hoje é o dia de São Paulo! Parabéns à nossa capital econômica que hoje  completa 458 anos de existência e de muita história pra contar.
Berço de mais de 11 milhões de pessoas, a capital paulista abrange uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados.


 É obviamente muito difícil colocar em poucas páginas toda a trajetória percorrida por essa cidade, que é um espelho das conquistas de muitas pessoas que fizeram sua história. Para conhecer melhor quem foram esses protagonistas, a Editora Abril disponibilizou uma matéria interessante que vale a pena conferir: http://vejasp.abril.com.br/especiais/veja-sao-paulo-25-anos.


O rápido crescimento industrial da cidade, graças também ao legado de Francisco Matarazzo, atraiu milhares de trabalhadores, imigrantes, para trabalharem nas indústrias, o que contribuiu rapidamente para São Paulo se tornar um ícone de muitas culturas. Graças a variedade de pessoas, hoje temos magníficas construções, restaurantes, museus e bairros que remetem a vários lugares do mundo!


Quando uma cidade prioriza o desenvolvimento industrial, o crescimento econômico é animador, porém as conseqüências ambientais são muito preocupantes e estão presentes diariamente na vida dos paulistanos, como é o caso das enchentes, altíssimo nível de poluição do ar e águas e o lixo urbano, cada vez maior.


Uma vez diante de tantos problemas de ordem ambiental ficou claro que praticar a Sustentabilidade é a solução!
Assim, com o objetivo de tornar a cidade de São Paulo sustentável, surgiram várias ONGs e movimentos que valem a pena citarmos, pois esses, tal qual tantos outros no passado, são os personagens da história que a cidade continua vivendo! 


Podemos citar:

* Movimento Nossa São Paulo: Idealizado pelo empresário Oded Grajew. Saiba mais: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/;

*    Celebração do aniversário de São Paulo no Parque da Juventude, sob o tema da Sustentabilidade. Saiba mais: http://tinyurl.com/6m5w35b;

*      ONG Comunidade Brasil: Pretende promover a sensibilização socioambiental da população do Bairro da Bela Vista, no centro da cidade. Saiba mais: http://tinyurl.com/86m964t;

*    Iniciativas da Comunidade Acadêmica: O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos centros de pesquisa, Inovação e difusão (Cepids) da FAPESP lançou em 2009 o estudo de "Indicadores Ambientais e Gestão Urbana: Os desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo".

Esses movimentos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da cidade,  extremamente capaz de atingir o objetivo de ser umas das cidades mais sustentáveis do mundo!! 
Parabéns pela cominhada!! Parabéns São Paulo, "terra da garoa, de gente boa".




Nenhum comentário:

Postar um comentário