sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pegada Google



Segundo a revista Exame, da editora Abril, o Google está levando a sério o meio ambiente. O gigante da internet está investindo cada vez mais nas opções sustentáveis de cada atividade realizada, como por exemplo: o uso de cabras ao invés do cortador de grama, liberação do uso de bermuda para quem trabalha nos servidores e ainda o cultivo de abelhas.

A seguir algumas curiosidades:

Foi comprovado que uma pessoa emite em média 1,2 Kg de CO2 por ano apenas acessando sua conta no gmail (a pesquisa foi do próprio Google). Uma pessoa. Agora imaginem a emissão de uma empresa grande que realiza diversas atividades em servidores diariamente. 


Preocupados com esse número, algumas atitudes foram estabelecidas no Google, vejam só:

Pegada de Carbono:

Em setembro de 2010, o Google revelou pela primeira vez sua parcela de impacto ambiental no planeta. Entenda-se por isso as emissões de carbono advindas das operações da empresa e do consumo de energia ao longo de um ano, ou seja, a sua pegada de carbono. Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, o Google emite, anualmente, 1,5 milhão de toneladas de CO2, algo equivalente às emissões de um pequeno país como Laos, no sudeste asiático, ou sete vezes menos do que emite uma cidade como São Paulo.

2.   Data Centers Eficientes:

Os servidores estão no coração de quase tudo que o Google faz. Por isso, executá-los com eficiência é uma das maiores oportunidades para reduzir o impacto ambiental. A empresa faz que seus centros de dados consumam 50% menos energia que a média da indústria. Para se ter uma idéia, o total de eletricidade usada pelos sistemas da companhia em 2010 representou apenas 1% dos 198,8 bilhões de kWh usados por todos os centros de dados do mundo no mesmo ano.

3.   Bermuda Liberada:

Mas só para quem trabalha nos centros de processamento de dados, que, segundo o Google se assemelha a uma selva, devido ao ar quente. O uso de ar-condicionado nessas instalações é mínimo, o que garante um consumo econômico de energia.



4.   Investindo em Energia Limpa:

Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa, ajudando a tirar do papel projetos inovadores, ou mesmo dando o empurrãozinho que faltava. Em setembro passado, a empresa anunciou financiamento de 75 milhões de dólares para instalação de painéis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.



São idéias e atitudes a serem multiplicadas.


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