quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Natal Sustentável

O Natal é para muitos a melhor época do ano. Em meados de outubro as lojas e shoppings já começam a encher os nossos olhos com os vermelhos, verdes e dourados do Natal  e se inicia aquela energia contagiante.
Perante toda essa magnitude fica praticamente impossível observarmos os graves problemas que as festas provocam no meio ambiente e às próprias pessoas.

O Natal deixa rastros no Planeta e fica pior a cada ano. 

Há muito desperdício e presentes sem sentido, começando com as tradicionais reuniões de amigo secreto (amigo oculto), os quilos de papéis de presente, os alimentos variados e muitas vezes desperdiçados, os objetos comprados compulsivamente.

O consumismo é sem dúvida um dos piores aspectos do Natal. Há sempre aqueles que medem o quanto gostamos de uma pessoa baseando-se no valor do presente que damos a ela e não importa o que seja, desde que seja caro. Com isso muitas pessoas  acabam se endividando, comprando coisas que nunca mais vão usar e dando presentes desnecessários apenas pelo fato de “dar alguma coisa”.

Outro aspecto inesquecível do Natal é o momento de montar a árvore! As famílias de reúnem em clima de muita alegria e união, e mesmo nesse momento tão maravilhoso podemos observar falhas com o meio ambiente e a sociedade. As árvores de natal muitas vezes são novas, com enfeites novos e laços novos. E tudo isso poderia ser bem guardado e reutilizado durante muito tempo.

Enfim, depois de tanta preparação chega a véspera de Natal. Ruas são interditadas pelas compras de última hora, trânsito engarrafado, aeroportos lotados...energia gasta multiplicada. E depois de um dia cheio de correria colocamos roupas também novas e nos sentamos em frente a um verdadeiro banquete, com comida suficiente para alimentar um pequeno bairro carente, onde o Natal é muito diferente do que descrevemos aqui.

Há tempo para mudar isso!! Vamos fazer em 2011 um Natal Sustentável!!

Vejam algumas dicas da Espirall:

  
Tradicionais reuniões de amigo secreto: 

Ao invés de comprar presentes, que normalmente são objetos sem utilidade imediata e duradoura, os participantes poderiam trazer de casa o presente, algo em bom estado para trocá-lo por outro objeto vindo da casa de um amigo. Vantagens: ás vezes algo que está em desuso na sua casa pode ser de grande utilidade para outras pessoas. Menos consumismo. É uma reciclagem de presentes!!

Outra forma de reduzir o consumismo  é presentear o amigo oculto com um serviço que pode ser muito bacana. Uma massagem relaxante, um tratamento em um SPA, uma diária em um hotel legal, um dia no cabeleireiro... Há muitas idéias que podem satisfazer e, além de poupar a fabricação e descarte de embalagens e produtos, distribuir renda! 

Agora, se você vai mesmo comprar um presente, então escolha produtos fabricados com critérios socioambientais firmes: valorizando a mão de obra e com cuidados ambientais necessários. Duráveis e reparáveis para não virarem sucata a curto prazo e sem elementos tóxicos e  pouca mistura de materiais: são mais fáceis de reciclar.
Caso opte dar um produto que usa pilha, adicione então um kit com pilhas recarregáveis, dessa maneira evita que mais pilhas sejam despejadas em lixões e aterros.

Árvore de Natal:
Utilize a mesma do ano passado, se não tiver mais, compre uma que possa ser reutilizada nos próximos anos, assim como os enfeites.


Quanto aos papéis de presente: uma idéia simples, porém muito eficaz, é reaproveitar os papéis de presente. Abram com cuidado todos os presentes, o papel muitas vezes pode ser aproveitado novamente, e encher os olhos de outra pessoa com a mesma emoção!
Vantagens: menos consumismo, menos árvores derrubadas, menos tinta. E é ótimo para o Planeta!

Ceia

Na hora de fazer sua ceia, não exagere na comida! Peça para que seus amigos confirmem presença, dessa maneira a quantidade pode ser calculada facilmente e se ainda assim houver sobras, as comunidades carentes podem ter um excelente almoço de Natal!
Vamos viver a Sustentabilidade no Natal!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário