quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma Homenagem Sustentável a Cidade de São Paulo


Hoje é o dia de São Paulo! Parabéns à nossa capital econômica que hoje  completa 458 anos de existência e de muita história pra contar.
Berço de mais de 11 milhões de pessoas, a capital paulista abrange uma área de 1,5 mil quilômetros quadrados.


 É obviamente muito difícil colocar em poucas páginas toda a trajetória percorrida por essa cidade, que é um espelho das conquistas de muitas pessoas que fizeram sua história. Para conhecer melhor quem foram esses protagonistas, a Editora Abril disponibilizou uma matéria interessante que vale a pena conferir: http://vejasp.abril.com.br/especiais/veja-sao-paulo-25-anos.


O rápido crescimento industrial da cidade, graças também ao legado de Francisco Matarazzo, atraiu milhares de trabalhadores, imigrantes, para trabalharem nas indústrias, o que contribuiu rapidamente para São Paulo se tornar um ícone de muitas culturas. Graças a variedade de pessoas, hoje temos magníficas construções, restaurantes, museus e bairros que remetem a vários lugares do mundo!


Quando uma cidade prioriza o desenvolvimento industrial, o crescimento econômico é animador, porém as conseqüências ambientais são muito preocupantes e estão presentes diariamente na vida dos paulistanos, como é o caso das enchentes, altíssimo nível de poluição do ar e águas e o lixo urbano, cada vez maior.


Uma vez diante de tantos problemas de ordem ambiental ficou claro que praticar a Sustentabilidade é a solução!
Assim, com o objetivo de tornar a cidade de São Paulo sustentável, surgiram várias ONGs e movimentos que valem a pena citarmos, pois esses, tal qual tantos outros no passado, são os personagens da história que a cidade continua vivendo! 


Podemos citar:

* Movimento Nossa São Paulo: Idealizado pelo empresário Oded Grajew. Saiba mais: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/;

*    Celebração do aniversário de São Paulo no Parque da Juventude, sob o tema da Sustentabilidade. Saiba mais: http://tinyurl.com/6m5w35b;

*      ONG Comunidade Brasil: Pretende promover a sensibilização socioambiental da população do Bairro da Bela Vista, no centro da cidade. Saiba mais: http://tinyurl.com/86m964t;

*    Iniciativas da Comunidade Acadêmica: O Centro de Estudos da Metrópole (CEM), um dos centros de pesquisa, Inovação e difusão (Cepids) da FAPESP lançou em 2009 o estudo de "Indicadores Ambientais e Gestão Urbana: Os desafios para a construção da sustentabilidade na cidade de São Paulo".

Esses movimentos estão cada vez mais presentes no dia-a-dia da cidade,  extremamente capaz de atingir o objetivo de ser umas das cidades mais sustentáveis do mundo!! 
Parabéns pela cominhada!! Parabéns São Paulo, "terra da garoa, de gente boa".




sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pegada Google



Segundo a revista Exame, da editora Abril, o Google está levando a sério o meio ambiente. O gigante da internet está investindo cada vez mais nas opções sustentáveis de cada atividade realizada, como por exemplo: o uso de cabras ao invés do cortador de grama, liberação do uso de bermuda para quem trabalha nos servidores e ainda o cultivo de abelhas.

A seguir algumas curiosidades:

Foi comprovado que uma pessoa emite em média 1,2 Kg de CO2 por ano apenas acessando sua conta no gmail (a pesquisa foi do próprio Google). Uma pessoa. Agora imaginem a emissão de uma empresa grande que realiza diversas atividades em servidores diariamente. 


Preocupados com esse número, algumas atitudes foram estabelecidas no Google, vejam só:

Pegada de Carbono:

Em setembro de 2010, o Google revelou pela primeira vez sua parcela de impacto ambiental no planeta. Entenda-se por isso as emissões de carbono advindas das operações da empresa e do consumo de energia ao longo de um ano, ou seja, a sua pegada de carbono. Segundo o relatório de sustentabilidade da empresa, o Google emite, anualmente, 1,5 milhão de toneladas de CO2, algo equivalente às emissões de um pequeno país como Laos, no sudeste asiático, ou sete vezes menos do que emite uma cidade como São Paulo.

2.   Data Centers Eficientes:

Os servidores estão no coração de quase tudo que o Google faz. Por isso, executá-los com eficiência é uma das maiores oportunidades para reduzir o impacto ambiental. A empresa faz que seus centros de dados consumam 50% menos energia que a média da indústria. Para se ter uma idéia, o total de eletricidade usada pelos sistemas da companhia em 2010 representou apenas 1% dos 198,8 bilhões de kWh usados por todos os centros de dados do mundo no mesmo ano.

3.   Bermuda Liberada:

Mas só para quem trabalha nos centros de processamento de dados, que, segundo o Google se assemelha a uma selva, devido ao ar quente. O uso de ar-condicionado nessas instalações é mínimo, o que garante um consumo econômico de energia.



4.   Investindo em Energia Limpa:

Acreditando no potencial das tecnologias verdes, o Google já investiu mais de 780 milhões de dólares no setor de energia limpa, ajudando a tirar do papel projetos inovadores, ou mesmo dando o empurrãozinho que faltava. Em setembro passado, a empresa anunciou financiamento de 75 milhões de dólares para instalação de painéis fotovoltaicos em centenas de residências americanas.



São idéias e atitudes a serem multiplicadas.