quinta-feira, 26 de maio de 2011

Rio recebe o "Limpa Brasil, Let`s do it!"

O Rio de Janeiro será a primeira das sete cidades brasileiras a receber o Limpa Brasil Let´s do it!, um movimento global, que mobiliza a sociedade e incentiva sua participação no recolhimento de resíduos sólidos que são diariamente descartados.
O primeiro mutirão ocorrerá no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e espera-se reunir cerca de 50 mil voluntários, entre eles coordenadores de organizações, catadores e supervisores. Os interessados devem se inscrever no site do projeto - http://www.limpabrasil.com/site/
A capital fluminense tem 18 ecopontos, que estão espalhados por todas as regiões da cidade e funcionarão entre as 9h e 17h, recebendo o lixo recolhido pela população. As tendas serão instaladas em lugares onde já atuam organizações não governamentais (ONGs) que trabalham na defesa do meio ambiente.
Três dias antes do movimento, os inscritos poderão participar de oficinas de capacitação, nas quais aprenderão métodos de recolhimento do material reciclável.
O coordenador nacional de Logística do Limpa Brasil, Tião Santos, acredita que até 2016 o Rio será a porta de entrada do Brasil, com dois grandes eventos esportivos (Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016) e um sobre desenvolvimento sustentável (Rio+20, Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável). Diz também que, graças a isso, a  população carioca deve receber mais noções sobre educação ambiental.
Nos próximos meses, Brasília, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte também participarão da iniciativa.
São iniciativas assim, que agregam comunidades, informações e atitudes concretas, que irão fazer o Brasil e o mundo mais sustentável!!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Votos que aprovam o novo Código Florestal e o que pensam os Cientistas

Veja aqui a relação completa dos votos para aprovação do novo código florestal brasileiro:

Resultado da votação
Sim*:410
Não:63
Abstenção:1
Total da Votação:474
*Sim = aprovar as propostas por Aldo Rebelo no Código Florestal
O Link abaixo, disponibilizado pelo blog do Greenpeace Brasil, traz todos os votos de cada político brasileiro envolvido no processo de aprovação do novo código florestal. Saiba quem votou sim e quem votou não, essa pode ser uma informação importante para as próximas eleições.
http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/quem-aprovou-a-destruio-do-cdigo-florestal/blog/34971




Veja ainda os comentários da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e da ABC (Associação Brasileira de Ciências) sobre o novo Código, vale a pena ler!! Link abaixo:

terça-feira, 24 de maio de 2011

Primeira Escola Sustentável do Brasil

Como todos sabem, as crianças são o futuro da humanidade e para a humanidade ter um futuro devemos ensiná-las valores que agreguem conhecimento e ação: a sustentabilidade. E para isso nada melhor que imergir as crianças nesse universo, no local onde passam a maior parte de seu tempo, no colégio.
Com esse intuito o Governo do Rio de Janeiro inaugurou o primeiro colégio sustentável do País, situado em Santa Cruz, zona oeste da cidade. O Colégio Estadual Erich Walter Heine tem instalações que captam a água da chuva para ser usada nos sanitários, jardins e na limpeza da escola, com economia de 50% da água potável. As lâmpadas LED em todo o edifício reduzem em até 80% o consumo de energia. Veja só a maquete do colégio:

Todos os detalhes da arquitetura têm um propósito sustentável: o formato cata-vento da construção e o telhado verde reduzem a temperatura, que no verão ultrapassa os 40 graus Celsius. A escola está entre as 121 instituições no mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental).

A iniciativa faz parte de um convênio entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento de R$ 11 milhões foi arcado integralmente pela siderúrgica, a maior da América Latina.
Uma iniciativa a ser multiplicada, com certeza.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

O Futuro da Vida

Quando falamos em sustentabilidade temos em mente um conceito, quando agimos de modo sustentável temos em mãos uma ação, algo concreto e é isso que o mundo precisa saber diferenciar: Conhecer a causa e Transformar.
Muitas vezes notamos que algumas pessoas automaticamente associam sustentabilidade a preservação de um espaço ou de um determinado componente ambiental, quando é, na verdade, muito mais que isso (veja nosso link sobre esse conceito).
Neste post queremos chamar a atenção para os animais, pois merecem muito o nosso respeito e proteção. Queremos agradecer imensamente àquelas pessoas que mobilizam recursos para preservar a vida animal; essas pessoas Vivem e Transformam a causa. São ONGs e outras instituições de fins não lucrativos que salvam diariamente a vida de muitos cães, gatos, pássaros e outros animais que padecem vítimas indefesas do descaso humano.
Vamos agora citar uma dessas organizações, a Garra Animal http://garranimal.com.br/blog/, que estão de parabéns pelo trabalho, lembrando que existem outras organizações como esta pelo mundo precisando de todo tipo de ajuda: mão-na-massa, financeira, parcerias, etc.
Os animais precisam de um futuro e pedem por ele. Precisamos apenas prestar atenção e ver!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Por uma COPA mais verde

Alguém já parou pra pensar em sustentabilidade no futebol? Dificilmente esse assunto ocorre entre os meios comuns, pois jogar bola, em si, não gera poluentes no ar, no solo e nem no ambiente, a não ser pelos torcedores sem o mínimo de consciência que acabam jogando latas, plásticos e outras coisas pelo chão.
Na verdade a sustentabilidade está, sim, presente no futebol. Todo empreendimento que movimente a economia, gere empregos diretos e mobilize milhões e até bilhões de pessoas pelo Planeta deveria estar ligado à sustentatibilidade (em nossa visão mais otimista, claro).
Vamos pensar nos estádios,  templos de comoção no mundo inteiro, de forma especial no Brasil, onde acontecerá a Copa de 2014. Pensem o quanto de energia é gasta em uma única partida de futebol, com holofotes, auto-falantes, placar luminoso, transportes e tantas outras parafernálias que existem em um estádio completo, incluindo infra-estrutura, como consumo de água, esgoto, gastos com os treinamentos, manutenção do gramado, enfim tudo que mantém a máquina de fazer gols funcionando... é muita coisa!
Agora imagina se essa energia toda pudesse ser retirada da luz solar, através de placas fotovoltaicas, como foi o caso do estádio Metropolitano de Pituaçu, também chamado de estádio Governador Roberto Santos, situado em Salvador. Veja só:

Hummnn... começamos a gostar ainda mais de futebol, não? Esse estádio tem tudo para ser o primeiro no Brasil a utilizar energia solar. O investimento para viabilidade do projeto será de aproximadamente R$5,2 milhões, cujo estudo está sendo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina.
O Canadá também está desenvolvendo um estádio sustentável, que além de obter energia através da luz solar, também capta água da chuva em um sistema inteligente que não deixa passar a água que cai sobre ele.
Mais uma vez a tecnologia e empenho de empreendedores a favor da sustentabilidade!!
Com tantos estádios passando por reformas para receberem a Copa 2014, por que não adotarmos construções mais limpas? 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Moda Sustentável

De olho na degradação ambiental. A indústria da moda emprega milhões de pessoas e movimenta muito a economia global. No entanto, a produção de certos tipos de tecidos, principalmente o jeans e o couro, agridem consideravelmente o meio ambiente. 

Vejam só esses dados do FashioNYC:

1-    A produção de couro para roupas, bolsas e sapatos está entre as que mais poluem o meio ambiente. Isso porque, para amaciar o couro, são usadas toneladas e mais toneladas de sal, entre outros produtos. Esse sal é dissolvido em água, que vai parar no solo. Anos e anos de produção provocam o acúmulo de água salgada em regiões onde o sal não é parte do ecossistema e essa variação pode extinguir muitas espécies e microrganismos importantes para a funcionalidade do bioma.

2-    Cerca de 8 mil tipos de produtos químicos são usados para transformar matéria-prima bruta em tecidos. Muitos desses produtos provocam danos irreversíveis na humanidade e no meio ambiente.

3-    Mais de 11 milhões de toneladas de poliéster (isso mesmo, dá 11 bilhões de quilos) são fabricados por ano. O processo de produção deste tecido demanda um consumo de água muito pequeno, mas, por outro lado, exige uma grande quantidade de energia. As fibras do poliester não são biodegradáveis, mas ele é reciclável.

4-    O simples uso de uma camiseta básica pode despejar na atmosfera 4 kg de dióxido de carbono durante toda a vida útil da roupa. Isso acontece se ela for sempre lavada e secada em secadora a uma temperatura de 60º C, e passada a ferro. No Brasil, não temos muito o hábito de usar secadora, mas essa maquininha destruidora de roupas é hábito em vários países, inclusive os EUA.


Mas nem só de problemas viemos tratar. 
Existem saídas para mantermos a moda saudável e ainda proteger seu glamour: quase 100% dos tecidos existentes são recicláveis e a indústria que faz essa reciclagem é capaz de reaproveitar mais de 90% das roupas descartadas. Isso é feito sem gerar subprodutos nocivos ao meio ambiente!
E somando existe uma técnica chamada Upcycling (valorização do ciclo), que defende a reutilização de materiais que já estão no final de sua vida útil, como é o caso das garrafas PET, que estão sendo reaproveitadas na confecção de tecidos para fabricação de camisetas, camisas e ternos, o Eco-tux, por exemplo.

SPFW-Alexandre-Herchcovitch-Verao

terça-feira, 17 de maio de 2011

Os 10 Paraísos Naturais que podem desaparecer!

Vejam só as maravilhas que correm grande risco de desaparecer por diversas causas, todas decorrentes de atitudes não sustentáveis e predatórias da humanidade, segundo reportagem interessante que a exame.com trouxe para nós. É uma pena que lugares tão maravilhosos, que existem há milhares de anos persistirão somente através das imagens  e na memória de quem teve a oportunidade de conhecê-los.


1. Ilhas maldivas

As pequenas e numerosas ilhas das Maldivas são tão belas quanto frágeis. Pelo menos 80% do arquipélago localizado no oceano Índico está apenas a um metro acima do nível do mar. Uma elevação brusca das águas poderá tirar do mapa esse paraíso de praias de areia branquinha, palmeiras e atóis de corais. No último século, o nível do mar já subiu 20 centímetros em algumas partes do país. Temendo que aconteça o pior, o governo local está em vias de comprar um novo território para sua população.

2. Floresta Amazônica
O desmatamento ilegal e predatório é o principal inimigo da Floresta Amazônica, considerada a maior caixa-preta da biodiversidade mundial. Estima-se que suas matas e águas concentrem 30% da biodiversidade da Terra. E o futuro da maior floresta tropical do mundo preocupa quando se olha os números do desmate. Só em agosto de 2010 e fevereiro de 2011, a Amazônia perdeu 1, 2 mil quilômetros quadrados de floresta, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

3. Monte Al-Makmal
Situado no Oriente Médio, o Monte al-Makmal, com 3.087 m é um dos relevos mais altos do Líbano, em cujas rochas aninham-se inúmeros mosteiros. Aos seus pés fica o vale Qadisha, declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela ONU em 1998. Ele é atravessado pelo rio sagrado Nabor que se estende por 35 km e tem sua origem em uma caverna localizada no monte, último reduto dos cedros do Líbano, árvore símbolo do país.

4. Tuvalu
Assim como as Maldivas, o pequeno conjunto de nove ilhas localizado no oceano pacífico, entre a Austrália e o Havaí, sofre as consequências do aquecimento global. Com área de 26 km², o minúsculo Estado corre o risco de submergir diante do aumento do nível do mar. Nos últimos anos, as inundações constantes já vêm atrapalhando a produção de cultivos locais e a obtenção de água potável.

5. Naukluft Park
O deserto da Namíbia concentra o maior número de dunas migratórias do mundo. No Naukluft Park, maior reserva animal da África ficam as dunas vermelhas que chegam a impressionantes 30 metros de altura. A ameaça à preservação dessa região reside na intensificação das correntes de ar, que pode favorecer um maior rápido deslocamento das dunas e por em risco a fauna e flora locais.

6. Plataforma de Gelo Ross
Situada na Antártida, a plataforma de Ross é a maior do mundo, com cerca de 487.000 km², área semelhante à da França. Esse "país" de gelo deve o seu nome ao marinheiro e explorador inglês James Clark Ross, que a descobriu em 1841. Apesar da espessura de centenas de metros, os cientistas temem que os paredões de gelo derretam em virtude do aquecimento do planeta, o que poderá causar uma elevação de 5 metros no nível dos oceanos.

7. Kilimanjaro
No norte da Tanzânia, junto à fronteira do Quênia, ergue-se, em meio a uma planície de savana, o monte mais alto da África, um colosso com altitude de 5,8 mil metros. Este antigo vulcão, circundado por uma floresta de fauna e flora riquíssimas, foi declarado pela ONU Patrimônio da Humanidade em 1987. O Kilimanjaro tornou-se famoso por sua neve eterna no topo. Nossos avós, com certeza, já comentaram muito o famoso clássico americano de Henry King  "As neves de Kilimanjaro"...Mas elas estão ameaçadas. A camada de flocos de gelo está diminuindo a cada ano e estima-se que em uma década não haverá mais gelo algum no monte.

8. Virunga National Park
Criado em 1925, o parque mais antigo da África é também o refúgio do gorila da montanha que se encontra sob risco de extinção. Pelo menos 200 animais dessa espécie vivem no parque, localizado na República Democrática do Congo. Mas eles não estão a salvo. A floresta, que também abriga refugiados da guerra civil de Ruanda, em 1994, tem sido alvo de desmatamento e caça ilegal, o que ameaça a sobrevivência dos primatas.

9. Galápagos 
Foi nessas ilhas equatorianas, no oceano pacífico, que Charles Darwin revolucionou as ciências naturais criando a Teoria da Evolução, há um século e meio atrás. De lá pra cá, o arquipélago tem atraído turistas e curiosos do mundo todo, que querem conhecer sua fauna peculiar que inclui muitas espécies endêmicas como as tartarugas de Galápagos. Contudo, o aumento das atividades turísticas e da população local colocam em risco esse paraíso natural, que, há pouco tempo, era praticamente intocado.

10. Santuário de Manas
Aos pés do Himalaia, no estado de Assam, na Índia, o santuário de Manas abriga uma grande variedade de animais, incluindo muitas espécies ameaçadas, como o porco-pigmeu, o rinoceronte indiano e o elefante indiano. Porém, a região figura na lista de patrimônios em risco da Unesco, desde 1992, ano quando militantes da tribo Bodo invadiram a área. Durante o ano seguinte, o santuário sofreu danos estruturais que beiram a dois milhões de dólares.


segunda-feira, 16 de maio de 2011

ECO-CHARGER

Pesquisas recentes indicam que na Austrália, o número de aparelhos celulares em uso é maior que o número da população! Isso acontece também em outros países, onde os aparelhos celulares estão se tornando o maior mercado de todos.
À parte, esse dispositivo (além do lixo que gera) ainda precisa de energia elétrica para manter sua bateria carregada. Imagina quanta energia é necessária para manter TODOS esses aparelhos funcionando!!??

Pensando nisso, Josh Pell, um estudando de design na Swinburne University, desenvolveu um carregador- conceito, que chamou de Viber Burst, que pode captar energia a partir do movimento. Ele pode ser recarregado em diversos lugares: na bolsa, mãos e até nos sapatos.

Uma vez carregado, esse dispositivo armazena energia e descarrega no seu aparelho celular, que estará carregado em aproximadamente 2 segundos!!


Esse dispositivo deverá ter sua parte mecânica e elétrica duráveis, resistentes ao calor e com propriedades de resistência PC/ABS. Os componentes internos serão montados com PCB flexível, que permite ao usuário instalar o dispositivo em qualquer lugar que faça movimento.
Uma vez desenvolvido, o dispositivo será feito de materiais reciclados, e isso agregará ainda mais valor sustentável.


quinta-feira, 12 de maio de 2011

Amsterdã inaugura parque verde em aeroporto, o primeiro do mundo!

Nas últimas notícias do Pequenas Empresas Grandes Negócios saiu uma reportagem muito legal da novidade em Amsterdã, o primeiro aeroporto do mundo a ter um parque verde!!
Esperar vôos, enfrentar filas e aguardar o embarque sempre foi muito cansativo e monótono, agora os usuários das linhas aéreas têm a possibilidade de aproveitar as vantagens de um parque ao ar livre e aliviar o estresse.


Atributos para agradar os viajantes não faltam. O parque foi construído em uma área interna do aeroporto, com grama, árvores, espreguiçadeiras e espaço ao ar livre. Imagens de borboletas foram projetadas nas paredes e pisos do local, som ambiente de passarinhos, crianças brincando e sinos de bicicletas. A novidade também abriga um restaurante, o Café Park, que oferece sucos de frutas e hamburgueres.
E ainda tem outra novidade, para aqueles que quiserem usar seus laptops ou carregar a bateria do aparelho celular: o parque possui bicicletas que geram energia!!




Investir na sustentabilidade é tudo de bom!!

Desperdício de alimentos: um grande vilão da fome

Quando falamos de sustentabilidade estamos nos referindo a um bem estar geral, econômico, social e ambiental. Aqui no Blog postamos informações variadas, sobre reciclagem, construção sustentável, meio ambiente, etc.
Vamos agora tratar de um assunto extremamente delicado, que merece nossa total atenção: o desperdício de alimentos, que acontece não só no Brasil, mas no mundo inteiro.
Para vocês terem uma idéia, a cada 4Kg de alimentos produzidos no Brasil, 1Kg é jogado fora!! E isso não se compara ao desperdício que acontece nos EUA e Europa, que daria para suprir a necessidade de alimentos da África!!


Só os supermercados jogam fora 13 milhões de toneladas de alimentos por ano. Se considerar o mundo esse número atinge a marca de 1,3 bilhões de toneladas.
O problema do desperdício de alimento é um dos mais fáceis de serem resolvidos, basta organização e controle por parte das grandes corporações e disciplina e consciência por parte dos consumidores.
Releia esses dados.
Pense na fome no mundo.
Com essas imagens na mente, ninguém em sã consciência irá jogar fora bons alimentos e nem deixá-los estragar na geladeira porque exagerou na quantidade.
É apenas uma questão de sensatez.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

BALADA SUSTENTÁVEL

O jornal Evening Standard noticiou recentemente a chegada revolucionária de uma nova danceteria britânica, que será totalmente sustentável. Para vocês terem uma idéia, a pista é a principal atração da danceteria, veja como ela é:

O Agito da galera faz com que as molas se movimentem para cima e para baixo repetidamente, gerando energia mecânica, que é administrada e armazenada por um gerador.
Não é somente a pista que gera energia para a danceteria, que também conta com placas fotovoltaicas e captação de energia eólica.
O cuidado com o consumo de água não poderia ficar atrás, os banheiros estão equipados com medidores de consumo, e toda água utilizada é proveniente da captação das chuvas.


É importante que ambientes assim fiquem cada vez mais populares, dessa forma estaremos contribuindo verdadeiramente para o futuro do Planeta.

terça-feira, 10 de maio de 2011

BRASIL E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Ainda sobre construções sustentáveis, o Brasil está despontando entre as nações mais envolvidas com as construções ambientalmente corretas.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

E então, qual sua opinião sobre a viabilidade da construção sustentável? Conta para a gente.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Novo Código Florestal Brasileiro

Esse vídeo apresenta de forma simples e direta informações sobre o novo código florestal brasileiro, que está em processo de aprovação. Informe-se e manifeste aqui sua opinião a respeito, pois as consequências serão sentidas por todos nós.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

ENERGIAS LIMPAS

BRASIL: FEITO PARA AS ENERGIAS LIMPAS.

Você já parou para pensar o quanto o Brasil é privilegiado na questão de recursos naturais? Temos ventos, água doce em quantidade, energia solar o ano todo!  E de quebra, muita cana-de-açúcar plantada para gerar o etanol.
Será que com todo esse patrimônio natural se faz necessário o investimento em energia nuclear? Vale a pena o risco de termos isso perto de nós, com todo o seu resíduo tóxico e mortal? Sem falar nos sinistros...

Vamos nos focar e falar de energia limpa!!!
Vamos falar de energia eólica. Você já viu de pertinho?
                                                                 

Bacana, hein?

A energia eólica começou a receber atenção diferenciada no Brasil em 2009, em um movimento para diversificar a sua matriz energética.  

Por isso vejamos algumas informações úteis sobre essa fonte de energia fantástica que temos no Brasil: A energia eólica tinha uma capacidade instalada de 602 MW no final de 2009, suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 300 mil residências. Os 36 parques e fazendas eólicos do país, em 2009, estavam localizados no Nordeste (5 estados), Sul (3 estados) e Sudeste (1 estado).


A energia eólica no Brasil possui atividade mais intensa entre Julho e Dezembro, que é justamente o período com menos chuvas, fazendo com que o vento seja uma opção melhor que hidrelétricas, que sofrem com o índice pluviométrico.

Em 2009, 10 projetos estavam em construção, com uma capacidade de 256 MW, e em 2010, 45 iniciaram sua construção para gerar 2.139 MW, em vários estados. 


Segundo o Global Wind Energy Council (GWEC) a energia eólica teve a maior taxa de expansão de todas as fontes renováveis com um crescimento médio de 27% por ano desde 1990. Estudos ainda comprovam a alta rentabilidade de investir nessas energias, incluindo a alta demanda de empregos diretos.

Por isso, investindo nessas fontes é que é possível contribuir positivamente para o clima do planeta, aproveitando o período de chuvas para investir nas hidrelétricas e os períodos de seca para a energia eólica.

O Planeta precisa de energias limpas e de.atitudes e investimentos que reúnam recursos, idéias e consciência sustentável.  

É importante focar nisso e não derivar para aquilo que não é concebível para um país tão privilegiado como o nosso.