terça-feira, 26 de abril de 2011

A RECICLAGEM COMO UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DA SUSTENTABILIDADE


Pode até parecer um assunto meio batido, até um clichê ultimamente, mas é importante sempre ressaltar a importância da reciclagem para o Planeta, para a economia e para a sociedade. O movimento da coleta seletiva emprega milhões de pessoas no Brasil, de maneira formal e informal.
Um assunto que atinge as mídias com tanta freqüência é porque resulta de uma urgência global, e não podemos ficar mal informados de jeito nenhum. Por isso esse post irá ajudá-los a compreender melhor esse processo:


A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.


No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, o vidro, o alumínio, o papel e o plástico são muito bem reaproveitados. Esta reciclagem contribui para a diminuição da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.

Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias, graças às cooperativas.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A CIÊNCIA DO BIOPLÁSTICO NA SUSTENTABILIDADE


Como todos sabem o plástico é um grande poluente e um dos mais numerosos resíduos do planeta, além de vir de matéria-prima não renovável, o petróleo. Para se ter uma idéia, somente de sacolas e sacos plásticos, anualmente, circulam em todo o mundo entre 500 bilhões a um trilhão destes objetos.
Vários grupos de pesquisa brasileiros e internacionais estão trabalhando no desenvolvimento de uma nova tecnologia: O Bioplástico.



Feitos em geral de sobras da agricultura, como fécula de mandiocabatatamilho ou cana-de-açúcar, esses biopolímeros têm características similares aos plásticos comuns. O que diferem é que uma vez descartados na natureza, irão se decompor e ajudar a tornar o solo mais fértil, pois são matéria orgânica e servem como adubo.




Segundo Eben Bayer, criador da Ecovative, empresa que usa o micélio dos cogumelos (o famoso “chapéu” dos cogumelos) no lugar do plástico existem três princípios que devem nortear a criação e o desenvolvimento de materiais melhores:
- Devem poder ser criados em todos os lugares do planeta;
- Utilizarem menos energia que os atuais para serem produzidos;
- Devem poder ser descartados no próprio meio ambiente.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Gadgets Verdes

As tecnologias do seculo XXI estão cada vez mais ferozes, a ponto dos inventores pensarem nas mais criativas bugigangas, veja só:


UNIVERSAL SOLAR CHARGER
Um carregador movido a energia solar, compatível com grande parte dos aparelhos existentes, sejam USB ou tomada, iPod, celular. Funciona com qualquer voltagem e pesa 240 gramas. usb.brando.com.hk



LIFESTRAW
Um gadget muito legal, que existe desde 2008 e fez sucesso na Europa e EUA, ganhando até um artigo no The New York Times. Esse dispositivo, capaz de purificar qualquer tipo de água doce, é ideal para trilhas e esportes de aventura, alem de poder salvar a vida de milhares de pessoas, vale a pena conhecer:
http://www.lifestraw.com.br/lifestraw-introduction.htm





BLACKLE (OU GOOGLE PRETO)
O blog ecoiron (ecoiron.blogspot.com) sugeriu uma mudança interessante no Google, o site mais acessado do mundo. Se a cor primária fosse preta, em vez de branca, o planeta economizaria 3 mil MWh por ano - o suficiente para abastecer uma cidade de 100 mil habitantes durante um mês. http://www.blackle.com/

QUEM SOMOS

Empresa carioca de pisos, revestimentos e outros produtos resultantes de fibra vegetal + resina vegetal.  O foco principal da Espirall é de fornecer uma destinação ecológica e sustentável aos resíduos sólidos através da fabricação de placas  (compósitos) que podem ter diversas aplicabilidades, desde construção civil e arquitetura,  decoração, mobiliário como também para a indústria aeronáutica, marítima, automobilística.

Nosso primeiro lançamento são produtos feitos a partir da fibra do COCO VERDE, da qual fabricamos placas totalmente ecológicas, tecnologia limpa e de ponta, com design elegante que podem decorar sua casa, seu trabalho, studio e todo local onde queira agregar conforto, beleza e ecologia. 

Trata-se da Linha COCONUT SUSTAINFLOOR. São 8 cores: nude, amarelo, laranja, vermelho, natural, terracota, marrom e verde com 5 tipos de acabamento: fosco, brilhante, rústico, quartzo e acqua. Os pigmentos são também naturais. Os frutos que processamos são aqueles que foram utilizados no consumo de sua água e deixados nas praias ou como resíduos industriais. Através da sua lavagem e trituração evitamos que sejam descartados em lixões e piorem o já grave problema ambiental.  


O nosso processo industrial é de consumo energético baixíssimo, com economia de água e sem poluição atmosférica. Além disso, direcionamos ações para que nosso processo fabril utilize mão de obra local e possa contribuir no resgate da parcela da população que se encontra em fragilidade e ofereça à sociedade produtos inovadores e sofisticados.


O produto foi submetido a testes de qualidade junto ao Laboratório LAMEM da  USP de São Carlos e recebeu laudo técnico com base na ABNT, NBR 14810, sendo classificado como MDF de alta densidade. Também passou por teste de qualidade e resistência à intempéries (raios UV, salinidade, dessecação) pelo renomado Instituto Nacional de Tecnologia (INT), o qual recebeu o laudo de resistência máxima, patamar exigido para plataformas submarinas da Petrobrás. Assim, diante da beleza, durabilidade e qualidade de nosso produto, lançamos em nosso portifólio mais uma linha: LINHA DE DECKES, para utilização em áreas externas, como quiosques, piscinas e afins.

Visite-nos.  Rua Barão de Itapagipe, 258. Rio Comprido. CEP 20.261-005 - Rio de Janeiro. Fone (21) 3268-1604/ email contato@espirall.com.br. 
Conheça nosso mostruário e cartela de cores e acabamentos.

Visite nosso site www.espirall.eco.br